domingo, 7 de novembro de 2010

Então qual o papel da E.B.D.? da Igreja?


Creio que a Igreja, a EBD, têm assumido um papel que não é dela. Hoje a culpa recai sobre a Igreja quando um filho se desvia. Ou o infante não aprende a amar a Deus.
O papel da EBD é sistematizar, reforçar de forma organizada, pedagógica, aquilo que a criança sabe sobre Deus. Ou que pelo menos ouve sobre Deus.
Daí, temos uma ação de parceria que um dos lados não pode deixar de dar sua contribuição.
Existem pais que trazem seus filhos para a EBD e voltam para casa, para o clube. Como um desencargo de consciência. Estas crianças certamente não aprenderão de maneira salubre a amar a Deus.

Cada Mãe, cada Pai, deveria ser potencialmente, um professor do Dpto Infantil da EBD.
- Inclusive de ter algumas técnicas, conhecimentos específicos sobre a idade do seu filho.
O que Ele pode aprender nesta idade, qual sua capacidade de assimilação. Qual o estímulo mais atraente, visando levá-lo ao Senhor.
Levá-lo não . Traze-lo. Subentende-se que nós estamos no Senhor e por imitação, ela virá nos acompanhando.

O dia-a-dia no lar
A mãe trabalhando na cozinha, ouve um barulho e vem correndo e diz:
- Parem de brigar, não é assim que se resolve as coisas!
O mais velho replicou:
- Mas nós não estamos brigando. Estamos só brincando de papai e mamãe!

A Atmosfera do lar não pode ser tocada mas pode ser sentida. É coisa do espírito. As imagens são imprimidas e vão determinar destinos. pequenas influencias inconscientes vão tecer caráter de nossos filhos, fio por fio.
Sabemos que o fator hereditário é fundamental, muito forte em todos nós e mais gritante em outros. "Com este menino não tem jeito. Ele é igual ao Pai, ao avô dele!"
Pode ser, pois existe uma carga genética muito grande, mas será que o ambiente também não é o mesmo que o avo ou pai dele viviam? Não estamos repetindo o cenário para nossos filhos? Certamente eles repetirão as cenas.

As questões hereditárias são importantes, mas o ambiente, a comunidade ( escola, igreja, companhias) são fundamentais. As primeiras e mais duráveis impressões e idéias de Deus vêm do lar. "Criai-os na disciplina e admoestação do Senhor" Ef. 6 : 4

Criai-o é muito diference de Pagai alguém para cria-lo. Ou, dê à sua esposa tudo o que ela
precisar, para que ela cumpra o papel de mãe

É notável que o pai que diz: "não se preocupe, é só um garoto chamando, certamente ouvirá, não se preocupe, é só um velho papagaiando"

"Você sabe o que educará seu filho? - Seu exemplo, Sua conversa com amigos, o negócio que ele vê você fazer. o que você gosta e o que não gosta que ele o vir expressar - tudo isso o educará.. sua posição na vida, seu lar, sua mesa o educarão... A educação acontece a cada instante, você não pode parar nem voltar o seu curso. O lado para o qual tudo isso levar seu filho é o que ele será para o resto da vida".
Apoie o professor da EBD. Ore por ele. Ele é seu parceiro, voluntariamente. Peça para Deus dar-lhe sabedoria. Unção.

Fonte: http://www.cppc.org.br/

Consulte: Drescher, John M. - Agora é hora de amar seu filho. 3º edição, 1991. São Paulo Ed. Mundo Cristão.
Nova, Biblia VIDA -17º edição l993 - Edições VIDA Nova.
Veja também: Filho, Caio Fábio D'araújo - Síndrome de Absalão - Rio de Janeiro - Editora Vinde.

Nenhum comentário: