terça-feira, 30 de novembro de 2010

Vem aí o Natal! Atenção na hora de escolher os brinquedos

Com a chegada do Natal, inicia a procura pelo presente que mais agrada a criançada: brinquedos! Mas é preciso ficar atento! Alguns produtos podem oferecer riscos e acabar em acidente! Os acidentes representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Dentre esses acidentes, dois deles são os principais responsáveis pelos acidentes com brinquedos: as sufocações e as quedas. A sufocação ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes por acidentes. No caso de bebês com até 1 ano, a sufocação representou a principal causa de morte entre os outros tipos de acidentes. Isso porque com até dois anos, as crianças ainda estão na fase de descobrir o mundo com a boca e podem engasgar ou sufocar com uma peça pequena de um brinquedo.
Outros riscos também devem ser observados nos brinquedos: o uso de substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo, presença de arestas ou forma pontiagudas que podem ferir a criança ou o engasgamento com plásticos e brinquedos de pano.
Brinquedos como bicicleta, skate ou patins também oferece um grande risco: a queda. Para proteger a crianças, os pais devem incentivar o uso do capacete, joelheiras e cotoveleiras e garantir que o local da brincadeira seja longe de carros, piscinas e sacadas. Em 2005, por exemplo, dados do Ministério da Saúde mostraram que 75.504 crianças foram hospitalizadas vítimas de quedas, representando a principal causa de internação por acidentes com crianças até 14 anos.
Na hora da escolha do brinquedo, é preciso estar atento à certificação do INMETRO e verificar se o presente escolhido é adequado á idade da criança.
Estudo inédito - A CRIANÇA SEGURA e a Johnson & Johnson tem um estudo inédito. O principal objetivo da análise feita foi mostrar as diferenças entre a percepção e comportamento das mães sobre os acidentes com crianças e a realidade dos números. Um dos principais pontos esclarecidos é que as mães desconhecem dados sobre a incidência e a gravidade dessas lesões, o que pode vir a explicar porque, muitas vezes, não adotam medidas preventivas.

Acompanhe este blog pois continuaremos a tratar do assunto.

Saiba mais no http://www.criancasegura.org.br/

Nenhum comentário: