Dicas importantes

Dicas de Prevenção

Quedas
Como prevenir as quedas


Quedas são a principal causa de internação por acidentes, entre crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil, ou seja, caracterizam-se como os acidentes mais comuns que geram hospitalização de nossas crianças. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2007, 73.455 crianças de até 14 anos foram hospitalizadas vítimas de quedas.

Algumas características físicas próprias do desenvolvimento da criança podem favorecer as quedas, como o tamanho e o peso da cabeça em relação ao seu corpo, que acabam facilitando o desequilíbrio.

As quedas podem causar sérias lesões, como os traumatismos cranianos.

As crianças devem brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são lugares para brincar;

Use portões de segurança no topo e no pé das escadas. Caso sua escada seja aberta, instale redes ao longo dela;

Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos;

Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não tiver escolha, coloque grades de proteção nas laterais;

Mantenha camas, armários e outros móveis longe das janelas, pois podem facilitar que crianças os escalem e se debrucem. Além disso, verifique se os móveis e o tanque da lavanderia estão estáveis e fixos;

Ao andar de bicicleta, skate ou patins, o capacete é o equipamento fundamental. Ele pode reduzir o risco de lesões na cabeça em até 85%;

Cuidado com pisos escorregadios e coloque antiderrapante nos tapetes;

Crianças devem ser sempre observadas quando estiverem brincando nos parquinhos. O risco de lesão é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo com altura superior a 1,5 metro. Verifique se os brinquedos estão em boas condições e se são adequadas à idade da criança;

O uso de andadores não é aconselhado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Além de comprometerem o desenvolvimento saudável da criança, podem causar sérias quedas;

Mantenha uma mão segurando o bebê durante a troca de fraldas. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis, mesmo que seja por pouco tempo.

Crianças não devem brincar próximas as barreiras e barrancos.

Saiba mais

Entre as principais associações de quedas com bebês estão os móveis, escadas e andador. Este último é responsável por mais acidentes que qualquer outro produto infantil destinado a crianças entre 05 e 15 meses - a maior parte das lesões resultam de quedas em escadas ou simplesmente por tropeços quando estão no andador. Não use andador com rodas, prefira o cercado (chiqueirinho). Instale telas ou grades nas janelas e sacadas. Nunca coloque berços ou outros móveis próximos de uma janela. Mantenha uma mão em seu bebê enquanto você troca as fraldas e não deixe o bebê sozinho em mesas, camas ou outros móveis.


21/03/2010

Aninha – Quando chega o verão, não há nada melhor do que se divertir com a família e com os amigos. Seja na piscina, no campo, na praia ou no parquinho o que todos esperam é tempo bom e muito sol. Mas atenção: os raios solares emitem uma forte radiação que incide diretamente na pele, causando vermelhidão que pode levar à queimaduras e, no futuro, até câncer de pele e envelhecimento precoce. Assim, algumas precauções devem ser tomadas para evitar danos futuros, principalmente nas crianças. Não é verdade, Geninho?
Geninho – É verdade, Aninha! A criança tem a pele muito sensível, para que ela fique bem protegida, aplique um protetor solar adequado, pelo menos meia hora antes de se expor ao sol, porque todo protetor solar precisa de um tempo em contato com a pele para atingir sua proteção máxima. E nunca esqueça de proteger as orelhas e usar também protetor labial.


07/03/2010

Geninho – Se você está cansado de ver formigas e baratas na sua casa, não precisa se preocupar em causar desequilíbrio ecológico, não é mesmo Aninha?
Aninha – Isso mesmo, Geninho! Esses insetos dentro da sua casa são uma praga, por causa da grande quantidade de bactérias que eles carregam no seu corpo, trazendo algumas doenças.
Uma dica é você entrar em contato com o departamento municipal de vetores na sua cidade, eles podem agendar uma dedetização desses insetos, o serviço é gratuito. Assim, sua família vai ficar mais protegida contra esses insetos.