Jornal Fabricando Alegria

28/10/2010
Crianças sobrecarregadas também sofrem com estresse

Crianças também são vítimas de estresse. Irritação sem motivo aparente, isolamento, ansiedade, agressividade, queda no desempenho escolar e insônia são alguns dos sintomas que, em meninos e meninas, podem ser confundidos com um simples chilique. Mas dizem respeito à doença que, além de muito séria, não está restrita ao mundo adulto.


O assunto foi objeto de estudo do professor Arthur Kummer, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na avaliação dele, existem duas formas de estresse: o agudo e o crônico.

“Há o estresse gerado por eventos da vida, como morte ou separação, que é mais intenso. Mas há também o causado por pequenos aborrecimentos diários. Cada um tem impacto diferente sobre a criança”, diz o professor.

De acordo com o especialista, os pequenos manifestam a doença por meio da tristeza, ansiedade e falta de vontade de fazer o que mais gostam: brincar. O problema também tem causas específicas como, por exemplo, aborrecimentos na escola, com os amigos ou mesmo com os pais ou familiares.

O estresse agudo é considerado mais grave. Nele, a enfermidade pode ser resultado de maus-tratos, abuso sexual ou psicológico, além de negligência. Já o crônico pode ser provocado por outras questões que afetam a criança, como a sobrecarga de atividades no dia-a-dia ou até mesmo o bullying.

Bullying, um dos vilões do estresse infantil

Pesquisa da International Stress Management Association (Isma), realizada com 220 crianças de Porto Alegre (RS), com idades entre 7 e 12 anos, apontou o bullying como a terceira causa de estresse infantil. Gozações e implicâncias em ambiente escolar foram indicadas como motivo da doença por 41% dos entrevistados. O primeiro lugar ficou com críticas e desaprovações dos próprios pais, citados por 63% das pessoas ouvidas. O excesso de tarefas na rotina ficou com a segunda posição, ao ser citado por 56% das crianças.

Para o psiquiatra infantil Walter Camargos, os adultos prestam muito pouca atenção às crianças. “Os pais não valorizam as queixas dos filhos”, diz. Ele destaca que quanto mais frágil o menor, mais suave é a reclamação, o que não quer dizer que as consequências sejam amenas. O médico ressalta que, geralmente, o adulto costuma ficar nervoso e cobra tarefas ou atitudes que o filho não dá conta de fazer, podendo assim gerar o estresse.

Outros problema é que pais estressados costumam transferir as cobranças que recebem do ambiente de trabalho para os herdeiros. Na tentativa de torná-los competitivos para o mercado no futuro, tendem a lotar a agenda das crianças com vários compromissos, como aulas de idiomas, balé, computação, música, natação dentre outros. Com isso, o filho acaba ficando com pouco tempo para fazer o que deve: brincar e compartilhar a presença dos pais.

As atividades podem ser benéficas, desde que não sejam impostas. Não adianta, por exemplo, forçar a filha no balé se ela prefere o futsal. “A exigência contínua leva a criança ao estresse”, enfatiza a psicanalista Soraya Hissa. Ela ressalta também que um menor estressado gera um adulto no mesmo estado.

Educadores têm papel fundamental na detecção e prevenção desse tipo de sentimento. A gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Belo Horizonte, Mayerci Terezinha de Freitas, frisa que na primeira infância é que se tem oportunidade de trabalhar melhor essas questões. Ela fala por experiência própria, já que sua filha, Ayesca, 25 anos, passou por um período de estresse quando tinha apenas 2 anos. “Precisamos de práticas pedagógicas que respeitem as particularidades de cada criança. É importante também que elas convivam com meninos mais velhos, com os pais e a sociedade em geral”.

Diversão ao ar livre, aliada da saúde

Atividades ao ar livre são grandes aliadas no combate ao estresse entre as crianças. Deixá-las mais afastadas da televisão e do computador, gastando energia no parque, no playground ou em qualquer espaço aberto estão entre as orientações médicas.

Pai de Maria Cecília, 7 anos, e Samuel, 2, o juiz federal Paulo Alkimin, 37, procura sempre que possível levar os filhos para brincar na praça próxima de sua casa. Ele conta que as crianças nunca passaram por estresse, mas acha que televisão as deixa entediadas.

Já uma mãe, que pediu para não ser identificada, contou que, recentemente, passou por um problema muito grande de estresse com a filha, que teve origem na escola. Uma colega, que exerce liderança na turma, começou a discriminar a menina e ela passou a ficar sozinha durante o recreio e na própria sala de aula. “Só me dei conta do drama quando discuti com minha filha e ela disse que todos a faziam chorar. Foi então que fiquei sabendo do problema que estava sofrendo no colégio. Já tinha notado que ela andava mais ansiosa e agressiva. Conversei com ela e na própria instituição e a situação está melhorando”, desabafa a mãe.

Especialistas enfatizam a importância de ouvir com seriedade a criança, seja sobre o dia que ela teve, uma reclamação, uma situação que passou na escola ou na rua ou até mesmo dentro de casa, já que ela pode estar vivendo um problema de fato. O ritmo do menor também deve ser respeitado. Não se deve fazer comparações com irmãos ou colegas.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/criancas-sobrecarregadas-tambem-sofrem-com-estresse-1.188002

26/10/2010
Crianças em risco

Desenhar o futuro da vida: em ambientes saudáveis para as crianças". Este foi o tema do Dia Mundial da Saúde de 2003, dedicado à saúde das crianças e seus ambientes. O mundo da criança encontra-se em torno da casa, da escola e da comunidade local. Estes devem ser lugares em que as crianças podem crescer saudáveis e serem protegidas de doenças e da violência. Infelizmente, esses ambientes, com freqüência, são insalubres, tornando-se a causa de milhares de mortes prematuras.

Na mensagem alusiva a esse importante evento, a diretora geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dra. Gro Harlen Brundtland, assim introduziu a temática-desafio: "As maiores ameaças à saúde das crianças estão nos lugares que deveriam ser os mais seguros - casa, escola e comunidade. Cada ano, mais de 5 milhões de crianças de 0-14 anos morrem - principalmente nos países em desenvolvimento - de doenças que se relacionam com os lugares em que elas vivem, aprendem e brincam [..] Estas mortes podem ser evitadas, pois sabemos o que fazer. Já foram elaboradas estratégias para combater essas ameaças, que precisam ser implementadas em escala global e nacional". Os riscos para as crianças em seus ambientes de vida são numerosos. Seis são os que devem ser enfrentados prioritariamente.

1. Água poluída

A mais importante das doenças ligadas à poluição da água é a diarréia, segunda causa de morte infantil no mundo: 1,3 milhão de crianças anualmente, em torno de 12% do total de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento. Entre outras doenças infecciosas com modos de transmissão semelhantes, incluem-se a hepatite A e E, a disenteria, a cólera e a febre tifóide. A falta de segurança no abastecimento de água para a casa também se associa a infecções cutâneas e oculares, incluindo o tracoma, que causa cegueira irreversível, e a esquistossomose, adquirida ao se coletar água em lugares infectados.

2. Falta de higiene e saneamento


A ausência de saneamento básico pode transmitir várias doenças graves pela contaminação fecal do ambiente familiar e do entorno da comunidade. Entre as doenças graves, temos a diarréia, a esquistossomose, a hepatite A e E, a disenteria, a cólera e a febre tifóide. A falta de saneamento também se relaciona com a helmintíase e o tracoma. Hoje, em torno de 6 milhões de pessoas sofrem deficiências visuais causadas por essa enfermidade. Globalmente, 2,4 milhões de pessoas, a maioria vivendo em regiões de periferia das grandes cidades ou em áreas rurais de países em desenvolvimento, não têm acesso a saneamento. Na Ásia e África, respectivamente 31% e 48% da população rural não têm acesso a saneamento.


3. Poluição do ar

É um fator de risco para as doenças respiratórias agudas, bem como doenças respiratórias crônicas, além de outras enfermidades. Cerca de 2 milhões de crianças menores de 5 anos morrem anualmente de infecções respiratórias agudas. A poluição do ar em ambientes interiores é um dos principais fatores associados às infecções respiratórias agudas, tanto em zonas urbanas como nas rurais dos países em desenvolvimento.

Nos países industrializados, os espaços interiores de muitos ambientes familiares e de trabalho se caracterizam pela escassa ventilação, umidade elevada, com presença de agentes biológicos maléficos à saúde humana. A contaminação do ar exterior, principalmente pelo trânsito e indústrias, continua a ser um problema grave em todas as cidades do mundo, sobretudo nas megalópoles em contínua expansão. Estima-se que um quarto da população mundial está exposto a agentes poluidores do ar.


4. Doenças causadas por vetores biológicos


Em principio, todas as doenças transmitidas por vetores biológicos constituem uma grave ameaça à saúde infantil. Temos, entre outras doenças, a malária que, transmitida por determinados mosquitos, pode causar a morte. A grande maioria dos casos de malária - 90% registrados na África subsaariana - causam mais de 1 milhão de mortes por ano, em sua maioria de crianças com menos de 5 anos.

Duzentos milhões de pessoas estão infectadas em todo o mundo pela esquistossomose. A encefalite japonesa é encontrada nos sistemas de produção de arroz por irrigação, principalmente na Ásia. A dengue, muito presente em terras brasileiras, na sua forma letal, a hemorrágica, mata, em média, mais de dez mil crianças por ano no mundo.

5. Perigos de origem química

Cerca de 50 mil crianças de 0-14 anos morrem a cada ano, vítimas de intoxicação por produtos químicos. Os praguicidas, guardados sob condições pouco seguras, podem ser prejudiciais para as crianças. Produtos de limpeza doméstica, querosene, dissolventes, fármacos e outros produtos químicos podem ser extremamente perigosos, quando deixados em recipientes inadequados ou em lugares de fácil acesso para as crianças.

6. Acidentes


Entre os mais comuns, temos os acidentes de trânsito, as intoxicações, as quedas, as queimaduras e os afogamentos. Calcula-se que, em 2002, 685 mil crianças menores de 15 anos perderam a vida por causa de acidentes. Cerca de 20% de todas as mortes por traumatismo não intencional, no mundo, ocorrem em crianças menores de 15 anos e são provocadas sobretudo por acidentes de trânsito (21%) e afogamentos (19%). A grande maioria desses acidentes ocorre em países com baixa renda per capita: África, Ásia Oriental, e o Pacífico ocidental, que somam 80% dos casos.

7. Violência urbana

Cerca de 34% das mortes, no ano passado, no Brasil, de crianças e adolescentes entre 12 a 17 anos foram causadas pela violência urbana: ligação com o narcotráfico ou simplesmente mortas pela polícia.

Aliança

É preciso afirmar que existem soluções para o problema de saúde pública. Dispomos de toda uma gama de intervenções na área da política, educação, conscientização, desenvolvimento tecnológico e mudanças de comportamento. Não são necessários grandes investimentos para implementar essas medidas que são responsabilidade dos governos, dos responsáveis por políticas públicas de saúde, dos educadores e da população no seu conjunto.

Muitas experiências mostram que é possível deter as doenças ligadas ao ambiente, também nos países mais pobres. No mundo todo, governos e comunidades mobilizaram suas forças para executar estratégias hoje aplicadas em diversos contextos. Numerosos países, instituições do sistema das Nações Unidas e ONGs expressaram o desejo de instaurar uma aliança muito ampla, que se aproveitaria das capacidades particulares e complementares de múltiplos atores.

Essa aliança visa a um movimento que faz intervir diversos setores do Estado (em nível local e nacional), das associações da sociedade civil e das ONGs, o setor privado e as Nações Unidas, assim como fundações, institutos de pesquisa e grupos universitários e, enfim, as crianças e suas famílias. Trabalhando em conjunto, os membros da aliança estarão mais preparados a responder às necessidades das comunidades e países e de ajudá-los a elaborar e pôr em obra programas e políticas realmente eficazes. Além disso, através dessa ação comum, poderão realizar tarefas e atingir objetivos cuja realização seria impossível ou, pelo menos, muito mais demorada.

Fonte: http://www.pime.org.br/mundoemissao/criancasrisco.htm

25/10/2010
Vacinação

Com o objetivo de promover a vacinação da população brasileira e assim diminuir, ou até mesmo erradicar, várias doenças no território brasileiro, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, mantém o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Criado em 1973, o PNI contribuiu de forma significativa para a erradicação da febre amarela urbana e da varíola no Brasil. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil há 14 anos e do sarampo há três. Além da imunização de crianças, o PNI também prevê a vacinação de adultos, principalmente de mulheres em idade fértil e de idosos a partir de 60 anos de idade. Leia mais sobre o programa.

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) coordena o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Define normas e procedimentos técnicos, mediante ações estratégicas sistemáticas de vacinação da população, com base na vigilância epidemiológica de doenças imunopreveníveis e no conhecimento técnico e científico da área. Também é papel da SVS a aquisição, conservação e distribuição dos imunobiológicos que integram o PNI.

O MS, por meio do PNI, em atenção a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei Orgânica da Saúde, com vistas ao atendimento eqüitativo da população brasileira, oferece os chamados imunobiológicos especiais, disponibilizados nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais – CRIE, estes destinados a vacinação de grupos portadores de quadros clínicos especiais, isto é, portadores de imunodeficiências, seus comunicantes, usuários que apresentaram evento adverso pós-vacinação aos imunobiológicos disponibilizados pelo MS e profilaxia pré e pós-exposição aos agentes imunopreveníveis. Além disso, grupos, como a população indígena. Encontra-se em discussão recomendações de vacinas para viajantes nacionais e internacionais.

Fonte: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=29489


18/04/2010

Um dos maiores escritores literários para criança foi C. S. Lewis. Quando eram adolescentes, Lewis e seu irmão passavam quase todo o seu tempo dentro de casa dedicando-se à leitura de livros clássicos, aos 10 anos, a morte prematura de sua mãe fez com que ele se isolasse ainda mais da vida comum dos garotos de sua idade, buscando refúgio no campo de suas histórias e fantasias infantis. Lewis, se destacou por uma inteligência privilegiada, e por um estilo espirituoso e imaginativo. Como escritor, vendeu mais de 200 milhões de cópias dos 38 livros escritos, os quais foram traduzidos para mais de 30 línguas, incluindo a série completa de Nárnia para a língua russa.
Para crianças, ele escreveu uma série de fábulas, começando com "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa" em 1950. É uma série de sete livros de romance para o público infantil. É a obra mais conhecida do autor, e a série é considerada um clássico da literatura infantil, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias em 41 idiomas. As Crônicas de Nárnia está entre os livros mais vendidos no Brasil e foram adaptadas diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para a rádio, televisão, teatro e cinema.

Música: Diante do Trono – Uma Criança


04/04/2010

Aninha – O período de Páscoa, é considerada a segunda maior data sazonal, perdendo apenas para o Natal.
O aumento das vendas de produtos relacionados à Páscoa deve ultrapassar os 7% este ano na comparação com o mesmo período de 2009
Em nossos dias os ovos de chocolate e os coelhinhos de chocolate são os preferidos da meninada, porém é importante a gente lembrar que estas coisas não possuem nenhuma relação com o sentido real da Páscoa. Também não são estes os elementos presentes na páscoa ou na ceia do Senhor, e se a gente quiser comprar ovos de chocolate, é melhor fazer isto como quem compra chocolate e não com o verdadeiro sentido da páscoa, por que a introdução, tanto do ovo como do coelho nesta data, não é de origem cristã.


07/03/2010

Para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foram definidas as Metas do Milênio, que estabelecem números para dar significados aos objetivos de erradicar a fome ou diminuir a mortalidade infantil.
Hoje vamos falar do 1º compromisso do ODM que é:

- Erradicar a extrema pobreza e a fome
Segundo o Unicef, 27.000 crianças morrem diariamente por causa da fome ou de doenças evitáveis e 100 milhões de crianças vivem ou trabalham nas ruas.

• Ore para que mais bondade e mais amor possam ser canalizados para aqueles que vivem na pobreza.
• Ore por uma melhora na prática dos governos na distribuição de ajuda, alimentos e recursos, para que as reais necessidades (de quem precisa) sejam atendidas.
• Ore para que haja menos mortes e sofrimento com doenças não tratadas. Ore para que pessoas comprometam-se a dar a devida atenção às necessidades dos pobres e famintos.

Fonte: www.maosdadas.org/

Música: Cristina Mel – Um mundo melhor

28/02/2010

Metas do Milênio

Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)? São uma série de oito compromissos aprovados entre líderes de 191 países membros das Nações Unidas, na maior reunião de dirigentes nacionais de todos os tempos, a Cúpula do Milênio, realizada em nova York em setembro de 2000.
A partir deste programa, vamos a falar um pouco de cada compromisso e de como vivem muitas crianças pelo mundo.

E os oito compromissos são:

1- Erradicar a estrema pobreza e a fome
2- Atingir o ensino básico universal
3- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4- Reduzir a mortalidade infantil
5- Melhorar a saúde materna
6- Combater o HIV/AIDS, a malária e outras
7- Garantir a sustentabilidade ambiental
8- Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento

Fonte: www.consciencia.net/

Música: Cristina Mel – O céu é muito bom